quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Imagine

Aniversário da tragédia que matou um dos maiores compositores que já passaram por este planeta. John Winston Lennon, nascido no dia 9 de Outubro de 1940, veio a morrer no dia 8 de dezembro, há exatos 31 anos,   em New York, assassinado a tiros por mark Chapman, um maníaco que o chamava de traidor, influenciado - interpretando erroneamente - por Catcher In The Reye, um romance de Sallinger. Chapman viajou do Hawaii só para matá-lo. Uma viagem de quase 10 mil km.
Lennon, juntamente de Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, revolucionou a música pop moderna, sendo que suas influências podem ser sentidas em quase qualquer artista da atualidade. São criadores de vários gêneros musicais, que vão desde o Hip Hop até o Heavy Metal.
Lennon também foi ativista da paz, junto com sua mulher, Yoko Ono. Realizaram diversos protestos pelo fim da guerra do vietnã, inclusive o célebre Bed-In, em que, aproveitando que os holofotes estavam em cima deles em razão do seu recente casamento, passaram a lua-de-mel em uma cama por uma semana, com o quarto aberto à imprensa mundial. No segundo Bed-in, que aconteceu em Montreal, no Canadá, foi composta a música-protesto pela paz, Give Peace A Chance (Dê uma chance para a paz).
Quando foi morto, Lennon havia acabado de voltar a música depois de 5 anos que tinha reservado para criar seu filho com Yoko, Sean Lennon.
John foi o tipo de homem capaz de mudar vidas, com suas letras que, apesar de despretensiosas, tinham um grande poder sobre o ouvinte, porém, sempre dizia, quando questionado sobre o assunto, que cada homem deveria buscar suas próprias respostas em si próprio.
Um grande exemplo deste pensamento é Imagine, em que induz o ouvinte a imaginar um mundo sem países, sem religiões, sem fronteiras e sem inferno, um mundo onde todas as pessoas vivam em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário