domingo, 12 de setembro de 2010

Política e Religião.

Quando se aproxima o período eleitoral é normal que muitos candidatos procurem apoio político nas entidades religiosas. É muito comum ouvirmos de pessoas envolvidas em campanha eleitoral que uma determinada igreja tenha escolhido um determinado candidato e que dela receberá apoio total.
Falo na condição de católico e freqüentador assíduo das missas de todas as manhãs de domingo da Igreja São José em Tucuruí. No momento dos avisos no final da celebração de hoje(12/09) foi citado o nome de um candidato e a ele foram postos vários elogios, nada contra o candidato, pois se trata de uma boa pessoa, questiono apenas o momento e o local dos comentários.
Acontece que a imparcialidade é uma condição primordial para quem conduz o seu rebanho, rebanho este composto de várias pessoas da comunidade com pensamentos variados e posicionamentos políticos diversificados, tomar partido é enveredar por caminhos que vão de encontro aos propósitos de JESUS CRISTO que estão explícitos em todos os Evangelhos.
Quando uma autoridade religiosa usa um templo religioso em plena campanha eleitoral  para divulgar um determinado candidato vai de encontro aos ensinamentos de JESUS CRISTO e principalmente quando o ato está sendo transmitido através das ondas de uma emissora de rádio, além do posicionamento politico,   que é condenável, o condutor do rebanho comete um crime eleitoral.

24 comentários:

  1. acho que politica esta na sua cabeça,esteve na missa sim,o que ouvir foi falar que o sirio de nazare tonou-se grande e importante para o nosso municipio e estado,é que se deu atraves de um projeito de lei,de alquem que hojé é canidato. é vergonhoso quando voce que se diz de uma familia catolica,e catolico,fala mal e fica enduzindo que houve politica na igreja,isso é vergonhoso voce saiu da igreja com maldade e enduzindo o que não aconteceu.Se você se lembra do evangelho de hoje, talvez não pq saiu com tanta maldade,Jesus falava justamente,em adorar imagens,em caluniar,perdoar, e você não entendeu nem a mensagem do evangelho,pois idolatra e adora determinada pessoa,como uma imagem,passando por cima de tudo ,ate de coloca palavras que não aconteceu e sim na sua idolatria maliciosa,maldosa,é como Jesus,diz, e nos ensinou,pai nosso que esta no céu,perdoar as nossas ofensas e acabamos de sair da igreja e já estamos ofendendo as pessoas,. ai pergunto por que vai a igreja,se não acreditar na palavra do pastor e não o respeita. E te digo já te admirei e já te acompanhei,mais hoje,fiquei decepcionada com o Sr.assim como diz o que quis,coloque minha menssagem

    ResponderExcluir
  2. Olhe melhor a sua volta e veja o que mais vergonhoso uma carreata usando totalmente o dinheiro de nossa saude do nosso municipio ou simples fato de um comentário inofenssivel e que não mentira... Preste atenção em suas criticas sem noção, olhe melhor ao seu redor.

    ResponderExcluir
  3. A carreata de Deley isto sim foi o uso do nosso dinheiro da saude publica deste municipio e ninguem fala sobre isso ou critica o desvio de dinheiro da saude.

    ResponderExcluir
  4. Ao anônimo das 23:18

    No Evangelho de Domingo Cristo fala de um PAI cheio de bondade que mesmo com as diferenças entre os dois filhos, ama-os com a mesma intensidade.
    Ele não toma partido.
    Não se preocupe, domingo se DEUS quiser, estarei na igreja e no lugar de sempre.

    ResponderExcluir
  5. vai sim a missa,sem maldade,desamado,e faça o que Deus que que façamos.

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo voce é muito franquinho, se não algo interessante pra falar em seu bolg então é melhor se calar. parece que tu ta ficando doido depois que parsifal veio aqui no municipio, ficou só algumas horas do lado dele, e tua cabeça tá meio no espaço

    ResponderExcluir
  7. Miguel, parabéns pelo defesa da igreja, infelismente a pessoa que está comentando tenta disvirtuar o foco principal discussão que é fazer política dentro da Igreja. Eu também estava na missa e fiquei triste com as colocações do Padre Esíodo.
    É uma pena que isso esteja acontecendo, mas de fato aconteceu o que voce comentou no seu blog, e muitas pessoas ouviram no rádio.
    A intenção do Padre foi fazer politica sim, e é lamentável que o comentarista tenta encobrir um erro gravíssimo.

    ResponderExcluir
  8. A verdade é que o Padre conseguiu o seu objetivo:
    FEZ CAMPANHA ATRAVÉS DO RÁDIO. E o miguel ficou P da vida.

    ResponderExcluir
  9. O candidato consegue fazer campanha em horário nobre e de graça.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo do dia 12 das 23:18 hs.
    O senhor passa a idéia que padres não erram, padres não pecam.
    Escutei o rádio, entendi pelo que ouvi que o padre estava realmente fazendo campanha para o Deputado Goalberto. Isso é errado.
    É errado para o Padre, é errado para qualquer um de nós.
    Independentemente da equidade que a instituição "Igreja Católica" deva proporcionar em suas mensagens, fazer transmitir nas ondas do rádio e mesmo na Igreja que é um espaço público é fraude.
    O padre, como cristão, não deve comerter fraudes e o padre Ezildo as cometeu premeditadamente.
    Portanto além de crime eleitoral, o sacerdote pecou.
    Ma parte que o anônimo fala de idolatria, mistura Jesus, com malícia, maldade e coloca a palavra do Pastor como absoluta, percebe-se que não é uma pessoa equilibrada.

    ResponderExcluir
  11. O Círio de Tucuruí existe por mim que sou católico, por voce miguel, e por cada um dos fieis da igreja católica de Tucuruí, não é o projeto de um deputado que deu origem a festa, e sim o empenho de todos.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Política e Religião.":

    Miguel,tenho admiração pela sua pessoa, vc está completamente correto, não fique respondendo a essas ofensas desses anônimos maudosos. A justiça de DEUS é impiedosa pra com essas pessoas.
    Ir à igreja, é um ato de respeito e adoração à DEUS nosso criador. O respeito e admiração que tenho pelo padre Ezildo, fica um pouco abalado, pois lugar de fazer campanha é na rua ou nos palânques e jamais nas igrejas. JESUS deve ficar muito contente com isso...

    ResponderExcluir
  13. ísso é coisa do Miquel e da tia do Parsifal, que estva na igreja,se tivesse falado do Parsi,eles tinham ficado calados.

    ResponderExcluir
  14. ei miquel não foi do Prasi que falaram

    ResponderExcluir
  15. Tom Bonfim15/9/10 06:59

    Ei Miguel, o nome da minha candidata é Edilza Fontes e o número dela é 13.113...
    Por meio de torpedos, e-mail, orkut, blogs, pelas ruas, praças, portas das escolas, portas das igrejas, etc... no diálogo diário com amigos e não amigos, com os visinhos, jovens e idosos, mulheres e homens de todas as raças, credos e religião... é que estamos fazendo a nossa campanha.
    Depois das Santas Missões Tucuruí será uma Cidade melhor.

    ResponderExcluir
  16. DR ME DIGA UMA COISA,SE FOSSE O NOME DO 15 VC FALARIA ALGO?FRANCAMENTE AMIGO,MUITO LHE ADMIRO,MAIS VC PRDEU UMA OPORTUNIDADE D SE MANTER CALADO.

    ResponderExcluir
  17. Ei Miguel, o padre teve coragem de fazer propaganda eu quero ver se tu publica essa:

    GUALBERTO 25222.

    ResponderExcluir
  18. Só assim tu tem midia em Dr miguel, que de doutor tu não tem é nada.

    ResponderExcluir
  19. Ao anônimo das 23:10 - por favor caro anônimo use o seu tempo para analisar as postagens, e somar oa debate, não apenas a comentário ridiculos e vázios ok!!

    ResponderExcluir
  20. Quanto Anos faz que termos o nosso Sírio de Nossa Senhora de Nazaré em nosso município,e realizado no dia do de Belém,para as pessoas que não pode participar em Belém. E tem muitos paroquianos inclusive a do dono deste blog que por eles não teríamos o sírio de Nazaré nesta data. Anos e anos agente ver a equipe do sírio, a comunidade Nossa senhora de Nazaré, pedindo ao apoio ao prefeito, que por sinal neste dia o padre agradeceu.vereadores, e na radio floresta,praticamente elas se humilham falando implorando a população para ajudar a fazer o sírio em tucurui,olha não é fácil,pq os Católicos muitos só sabem criticar,e na hora de ajudar é difícil,quando e de carro os paroquianos pois aparecem com carros para leva a santa pra pedreira, e quantos deputados temos nestes anos e nem um deles teve o compromisso de colocar como patrimônio cultural do Estado,para que a paróquia possa receber recursos da secretaria de cultura do estado para ajudar na realização do sírio, e o que padre falou não foi pedi voto,foi dizer que o sírio de nossa senhora de Nazaré se tornou patrimônio cultural do estado, e agora podemos receber recursos do esta para ajudar no sírio.mais tinha que dizer que fez o projeto de lei. E falou no nome do deputado e não no Candidato, é uma vergonha que são os próprio paroquianos que estão falando da sua própria igreja. Coloque Sr. Miguel a verdade, e não fazer politicagem você e a irmão do Parsifal. E coloque minha mensagem, pois faça que nem a folha, que nunca deixou de colocar as mensagens enviadas.

    ResponderExcluir
  21. Lúcia minha querida sua mensagem foi publicada.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  22. Dr. Miguel,
    Por gentileza, passe um corretor ortográfico, pois não consigo entender nada o que a Sra. Lucia quis dizer no texto acima.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. liga não miguel é alguns poucos q ainda vivem iludidos com o gualberto q estão te criticando,comparar o Dr. Parcifal a Gualberto é piada...kkkkk nen se compara com a dignidade que o parcifal tem. Esse povo ai tem mais é q rezar p candidato deles nao ficar de fona aki em Tucuruí e região.

    ResponderExcluir
  24. Politica a parte, fico indignada de ler alguns comentarios que colocam em duvida a religiosidade do Dr Miguel e de sua familia. Quem conhece a familia dele sabe o quanto a familia e catolica. Posso citar os exemplos da sua irma Nazare que sempre esta envolivda em todos os movimentos da igreja e lembrar de sua mae Dona Eurides que era frequentadora assidua da igreja colocada em questao nos comentarios acima.
    Deus esta acima de todas essas coisas. Coloquem suas opinioes mas, nao duvidem da fe e da religiosidade das pessoas.

    ResponderExcluir